Classificação ABC no sistema Carmaix

21 de Outubro de 2016 às 08:00
16
COMPARTILHAR

O Carmaix é um sistema completo para gerenciamento dos processos de avaliação na captação de seminovos e usados em sua loja ou concessionária.

Para um melhor entendimento do sistema, hoje iremos explicar como funciona o processo de classificação ABC e no que ele irá ajudar na tomada de decisões, assim como nas conversões para alavancar as vendas dos veículos 0 km e seminovos.

Primeiramente, devemos entender o quão importante é ter um processo bem definido de avaliação desses veículos. Manter a precificação desses carros centralizadas apenas no conhecimento dos colaboradores, cotação com terceiros, contando com “achismos” e opiniões próprias para embasar o valor a ser pago pelos veículos, pode gerar uma baixa conversão de negócios e perda de clientes.

Para que o processo corra sempre da melhor forma, é importante ter padrões pré-estabelecidos que definam os carros avaliados de acordo com suas características e qualidades. Assim, já no Momento Zero, será equalizado o valor a ser pago no veículo de forma mais precisa.

Muitas lojas até já estabelecem padrões semelhantes, mas não possuem um controle rigoroso sobre essas avaliações, muito menos um histórico delas, o que acaba não ajudando no processo interno da negociação. Já outras lojas não possuem esses padrões, o que poderá ser definido com a ajuda dos Consultores da Carmaix durante o processo de implantação, entendendo melhor o seu foco e suas características internas de trabalho.

Essa classificação ABC consiste justamente em estabelecer características padronizadas para a avaliação dos veículos de acordo com níveis (AA, A, B e C)

Vamos à um exemplo de classificação utilizado na concessionária “X” (lembrando que o padrão é definido de acordo com cada cliente e suas regras de negócio):

Classificação AA
  • -Veículos com no máximo 03 anos de uso.
  • -Veículos com quilometragem inferior a 15.000 km.
  • -Veículos sem sinais de recuperação de lataria ou repintura.
  • -Veículos ainda vigorando garantia de fábrica (revisões feitas na concessionária com manual carimbado e chave reserva).
Classificação A
  • -Veículos com no máximo 03 anos de uso.
  • -Veículos com quilometragem inferior a 25.000 km
  • -Veículos somente com sinal de retoque, sem sinal de colisão.
  • -Veículos com previsão de gasto de até R$ XXXX,00 (considerando documentação).
  • -Veículos ainda vigorando garantia de fábrica (revisões feitas na concessionária com manual carimbado e chave reserva).
Classificação B
  • -Veículos com no máximo 05 anos de uso.
  • -Veículos com quilometragem de até 70.000 km.
  • -Veículos com sinais de pequena recuperação ou repintura.
Classificação C (Atacado)
  • -Todos veículos com mais de 05 anos de uso.

Diante desses padrões, assim como consultas prévias feitas com os dados do documento do veículo antes da avaliação, é possível classificar com maior facilidade o veículo em determinado nível, compará-lo a outros veículos semelhantes que já passaram por avaliações em sua concessionária (histórico de avaliações e valores ofertados), e criar argumentos mais embasados para justificar a avaliação do veículo ao seu cliente durante a negociação (gerando um maior número de conversões de vendas). Aliado a isso, os veículos terão uma destinação concreta a qual canal será comercializado (estoque de seminovos e usados, ou oferta-lo no Mercado Atacado).

Viu como pode ser muito mais fácil e lucrativo negociar os carros em sua loja!?

Tenha muito mais segurança para a tomada de decisões, conheça o Carmaix. Clique AQUI e saiba mais.

COMPARTILHAR