BMW desenvolve moto futurista que não cai

27 de Outubro de 2016 às 08:00
bmw-motorrad-vision-next-100-concept-02-1200x800
COMPARTILHAR

A divisão de duas rodas da montadora alemã BMW chamada Motorrad, revelou seu mais novo conceito: a moto Vision Next 100.

Esse conceito que parece algo tirado de filmes futuristas, foi pensado para daqui 30 anos aproximadamente, quando a mobilidade conectada já tenha se tornado algo mais presente em nossas vidas. A moto foi anunciada pelo grupo BMW (BMW, BMW Motorrad, MINI e Rolls-Royce) num momento em que outros veículos futuristas com mesma linha de projeção têm sido anunciados, como seu homônimo Vision Next 100, da Rolls-Royce.

Todo o conceito da BMW Motorrad Next Vision 100 foi criado para favorecer a experiência de pilotar uma motocicleta de forma clássica, aliando todas as evoluções tecnológicas disponíveis e foco na segurança. Segundo a BMW, o piloto ainda terá liberdade total de condução, mas com intervenções dos sistemas de assistência caso seja necessário por alguma questão de segurança. Seu formato triangular faz referência à R32, primeira moto da BMW construída em 1923.

A Vision Next 100 contará com um motor de emissão zero e o seu design pretende proteger o piloto do vento e dos elementos tão efetivamente quanto seria feito por uma carenagem completa. Mas o destaque do conceito fica pelos sistemas de assistência que prometem eliminar a necessidade de um capacete ou outros acessórios de segurança utilizados hoje em dia. Segundo anunciado pela BMW, essa moto não cai de forma alguma, pois possui um sistema de auto balanceamento, o que faz com que a moto permaneça de pé mesmo quando estiver parada.

p90238704_highres

Outro recurso interessante da Vision é sua capacidade de mapear todo o percurso que irá fazer e alertar o piloto caso alguma ação se faça necessária (caso o condutor não aja corretamente, a própria moto fará os ajustes necessários para evitar acidentes).

Para que tudo isso seja viável e haja uma conectividade total entre piloto e máquina, entram os equipamentos extras, onde o principal deles será o visor que acompanha a BMW Motorrad Vision Next 100. Esse visor cobrirá todo o campo de visão, e a ideia é que ele forneça apenas as informações necessárias no momento oportuno, para não afetar a experiência de dirigir. Ele ainda responderá dependendo de onde você direcionar o seu olhar (olhando para cima se verá o que está atrás; olhando para baixo terá um menu com opções que poderão ser acionadas com o simples apontar de um dedo; olhando ainda mais para baixo, se verá um mapa com o trajeto sendo percorrido; olhando para frente, o visor limpará todas essas informações).

Ainda acompanhará a moto uma jaqueta, a qual pode aquecer ou esfriar o piloto conforme o clima e também pode inflar o setor próximo ao pescoço para oferecer mais suporte em altas velocidades. Essa jaqueta ainda será capaz de monitorar o pulso e a temperatura do piloto e ministrar alertas vibratórios para indicar quando, por exemplo, o ângulo para uma curva esteja incorreto.

Veja o vídeo apresentado pela BMW no lançamento do conceito:

Fonte: g1.globo.com/autoesporte

Foto: The Verge / g1.globo.com/autoesporte

Vídeo: BMW Motorrad
COMPARTILHAR