Perdeu o documento do seu carro? Veja como resolver esse problema

25 de Novembro de 2016 às 08:00
20160509_161205
COMPARTILHAR

Você perdeu o documento do seu veículo, teve ele furtado ou roubado, ou ele apenas se encontra em má conservação? Saiba que não portar o documento ou ter ele em condições de ilegibilidade, podem gerar uma grande dor de cabeça com multas.

Mas se algum desses casos se enquadra no seu caso, não se desespere. Para resolver, basta apenas ir ao posto de serviço mais próximo de sua casa e solicitar a segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV).

Veja abaixo como proceder:

  1. Primeiramente, dirija-se à unidade de trânsito da sua cidade com sua documentação pessoal e comprovante de endereço (original e cópia) para preenchimento do formulário RENAVAM e para realizar as pesquisas necessárias, além de consultas de possíveis bloqueios e restrições existentes. Se o proprietário do veículo não puder comparecer pessoalmente, esse requerimento pode ser feito pelo procurador do proprietário (com porte da procuração devidamente registrada) ou por parentes próximos (cônjuge, pais, filhos e irmãos).
  2. Feito o preenchimento do requerimento, deve-se levar o veículo novamente para a vistoria. Basta ir em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). Para saber qual a mais próxima, consulte o site do Detran do seu estado.
  3. Após feita a vistoria, dirija-se à uma agência bancária do número do RENAVAM para pagar taxas referentes à segunda via do CRLV e ao licenciamento, quando for o caso. O banco levantará os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório, multas e IPVA. Havendo débitos, é obrigatório que se efetue o pagamento no banco. Portanto, tente manter sempre em dia todos os débitos referentes ao veículo para não ter surpresas desagradáveis quando necessitar tirar a segunda via de seu documento.
  4. Sobre a taxa, em caso de perda você deve preencher o formulário que consta no site do Detran de seu estado, e pagar as taxas referentes à segunda via. Já em casos de furto ou roubo, leve o Boletim de Ocorrência (original e cópia) no posto de atendimento, pois em alguns Estados essa taxa pode ser isenta nesses casos.
  5. Após formulário preenchido, inspeção feita, taxas pagas, é só retirar o documento novo no posto de atendimento ou, no caso de alguns estados, aguardar chegar em seu endereço.

Mais informações, você pode conseguir diretamente no site do Detran de seu estado, nos links abaixo:

DETRAN – ACRE
DETRAN – CEARÁ
DETRAN – MINAS GERAIS
DETRAN – PERNAMBUCO
DETRAN – RIO GRANDE DO SUL
DETRAN – SÃO PAULO
DETRAN – ALAGOAS
DETRAN – DISTRITO FEDERAL
DETRAN – MATO GROSSO DO SUL
DETRAN – PIAUÍ
DETRAN – RONDÔNIA
DETRAN – TOCANTINS
DETRAN – AMAZONAS
DETRAN – ESPÍRITO SANTO
DETRAN – MATO GROSSO
DETRAN – PARANÁ
DETRAN – RORAIMA
DETRAN – AMAPÁ
DETRAN – GOIÁS
DETRAN – PARÁ
DETRAN – RIO DE JANEIRO
DETRAN – SANTA CATARINA
DETRAN – BAHIA
DETRAN – MARANHÃO
DETRAN – PARAÍBA
DETRAN – RIO GRANDE DO NORTE
DETRAN – SERGIPE

Fonte: Car And Driver Brasil

Foto: Car And Driver Brasil
COMPARTILHAR