Como preparar seu carro para as viagens de fim de ano

29 de Novembro de 2016 às 08:00
VIAGEM-CARRO-2
COMPARTILHAR

O ano já está chegando ao fim, e a tão esperada hora da maioria dos brasileiros está chegando: dias de recesso ou férias! Alguns viajam para o interior, outros para a praia, outros vão para cidade vizinha visitar a família, mas a grande maioria pega a estrada.

Para pegar a estrada e ficar longe de casa por alguns dias sem dor de cabeça, algumas precauções sempre são importantes. Confira algumas dicas separadas para que não haja sustos ou imprevistos que atrapalhem o seu descanso:

  1. Realize todo o planejamento da viagem antecipadamente: Sempre é bom verificar opções de trajeto, procurar se informar sobre o estado de conservação das estradas, e se há pedágios. Se não conhece o trajeto nem as estradas, procure levar consigo um GPS ou mapa. Levar consigo carregador para bateria do celular também é imprescindível, pois você pode precisar dele num momento de emergência. Também nunca viaje sem dinheiro na carteira. Nem todos os locais de atendimento (seja guincho ou uma borracharia) vão aceitar cartão de crédito ou débito.
  2. Confira seus documentos e os do carro: Sempre é bom ficar atento às datas de vencimento dos documentos obrigatórios. Confira sua habilitação se está em dia, assim como os documentos do seu carro para evitar qualquer dor de cabeça numa blitz.
  3. Os pneus e rodas: Confira o estado dos pneus do seu carro. Verifique a necessidade de fazer rodízio, balanceamento, alinhamento, geometria. Verifique também se as rodas não possuem amassados ou empenos que necessitem de um reparo, para evitar vazamentos.
  4. Suspensão e freios: Verifique barulhos e folgas, isso pode interferir em alinhamento e cambagem, e consequentemente no desgaste dos pneus. Os amortecedores danificados também podem comprometer a segurança. Pastilhas de freio, lonas, fluído, devem estar todos nos níveis recomendados para evitar uma surpresa desagradável num momento de emergência.
  5. Água, óleo, filtros: Uma revisão básica sempre é bem-vinda. Conferir nível dos fluídos sempre é importante antes de rodar uma maior quilometragem. Se a data para algumas revisões periódicas estiver próxima, se programe para adiantá-las. Correia dentada, filtros de ar e combustível, velas, são itens que podem gerar um grande incômodo durante a viagem e um gasto maior do que o previsto. Uma conferida se a embreagem está em dia também é recomendado.
  6. Elétrica: Verificar se a bateria está com vida útil, se o alternador está carregando ela normalmente, e se as lâmpadas estão todas acendendo, sempre é importante. Procure ter lâmpadas reservas para levar dentro do porta-luvas. Nunca se sabe quando uma lâmpada pode queimar, e trafegar com luzes de sinalização e farol queimadas gera multa, além do veículo correr o risco de só ser liberado após regularização. Até trafegar com faróis desregulados, além de atrapalhar os motoristas que vêm em sentido oposto, pode gerar penalidades ao condutor do veículo.
  7. Itens básicos de manutenção e segurança: Confira se o estepe está calibrado, se a chave de roda, macaco e triângulo de sinalização estão acomodados nos seus devidos locais. Verifique se há água no reservatório de limpeza do para-brisas.
  8. Segurança dos ocupantes: Vai levar crianças ou animais de estimação? Procure transportá-los de maneira adequada. Crianças, dependendo da idade, exigem cadeiras de transporte. Animais de estimação, dependendo do porte, podem exigir caixa de transporte ou cinto de segurança específico (nunca levem eles soltos no banco ou no colo de algum passageiro). Essas medidas são importantes não só para segurança deles como dos outros ocupantes do veículo, além de também serem passíveis de multa. Confira também o perfeito funcionamento dos cintos de segurança.
  9. Abasteça o veículo antes de sair: Nunca se sabe onde terá o posto mais próximo, assim como o preço do combustível e sua qualidade. Quer evitar transtornos? Encha o tanque antes de sair.
  10. Suprimentos para a viagem: A viagem será longa? Não esqueça de alguns itens importantes, como água, alguns alimentos não perecíveis, papel higiênico, alguns medicamentos básicos. A viagem pode ser demorada, se estender por conta de algum engarrafamento, ou por conta de muito movimento na estrada.

Feito isso, você pode pegar estrada sem maiores preocupações, e com mais segurança para você e sua família ou amigos.

Além disso tudo, não se esqueça: consciência ao dirigir! Não viaje com pressa e evite ultrapassagens onde não seja permitido. O mais importante da viagem é poder ir e voltar em segurança!

Fonte: carros.uol.com.br / Dicas & Turismo / Grupo Geração

Foto: Blog da Ale
COMPARTILHAR