Dicas de limpeza interna do veículo

18 de Janeiro de 2017 às 08:00
woman cleaning the car interior with yellow cloth
COMPARTILHAR

Muitos proprietários fazem a lavação externa do carro, mas esquecem de dar a devida atenção a limpeza interna do mesmo. Já se pode ver a importância de manter o ambiente interno do veículo limpo pelo tempo que passamos dentro do mesmo, seja indo ao trabalho, estudar, ou até mesmo em viagens.

Para ajudar você a manter seu carro limpo internamente, separamos algumas dicas importantes:

1) Forração de teto: Da mesma forma que é sempre recomendável fazer a lavação externa do carro de cima para baixo, a limpeza interna deve ser feita da mesma forma, até mesmo para evitar retrabalhos. Na hora de limpar a forração de teto, você pode utilizar um pano e uma mistura de água, detergente neutro e desinfetante (incolor). Primeiro, remova o acúmulo de poeira com o pano seco ou com uma escova bem macia. Depois, borrife a mistura feita, retirando a sujeira com o pano. Na sequência, passe um pano seco ou bem torcido, para tirar o excesso de umidade que tenha ficado no forro, e deixe o carro aberto em algum lugar arejado para ajudar na secagem. Se o forro de teto estiver com manchas mais encardidas, existem diversos produtos no mercado feitos para essa finalidade (utilize-os seguindo as instruções do fabricante para evitar imprevistos ou danos ao carro.

728px-Clean-a-Car-Ceiling-Step-4

2) Estofados: Pela sua posição e uso dentro do veículo, os estofados estão mais propensos a reter sujeiras do que outras partes. Basicamente, o processo de limpeza pode seguir os mesmos passos utilizados na forração de teto, mas com atenção redobrada devido ao banco conter espumas internamente (o que pode reter umidade se ela for excessiva durante a limpeza). Antes da limpeza, caso a sujeira esteja muito pesada, pode-se utilizar o auxílio de um aspirador de pó para agilizar a limpeza. No caso de bancos de couro, evite utilizar qualquer produto químico, deixando-se usar somente água com detergente neutro. O couro deve ser hidratado periodicamente, procure por produtos específicos para esse fim.

img.peixeurbano.com

3) Painel de instrumentos: O painel traz importantes componentes para o funcionamento do veículo, contendo muitas vezes diversas partes eletrônicas e elétricas. Por isso, a limpeza dessa área deve ser realizada com bastante cuidado, evitando sempre que a água entre nos itens do painel. Retire inicialmente o pó dos cantos com ajuda de um pincel de cerdas macias. Após isso, procure fazer a limpeza do painel com um pano umedecido com água e detergente neutro. Como vários painéis possuem muitas partes plásticas, alguns proprietários gostam de passar silicone ou afins, para dar brilho nessas partes. Se passar algum revitalizador nessas peças, evite passar no volante e na alavanca de câmbio, para não deixá-los escorregadios e prejudicar a segurança da condução.

acessorio-para-limpeza-2

4) Vidros: Os vidros sempre devem ser limpos por dentro e por fora, para oferecer uma visibilidade adequada para a condução do automóvel. Você pode usar soluções específicas para esse cuidado, ou seguir dicas caseiras. Veja nesse link uma postagem com mais dicas sobre os cuidados na limpeza dos vidros.

meuautomovellimpezavidros-1

5) Tapetes: Nesse caso, se os tapetes forem de borracha a limpeza pode ser feita com água, detergente neutro e uma escova de cerdas mais duras para tirar a sujeira mais grossa deixada pelos calçados (somente lembre-se de tirar os tapetes do interior do veículo e fazer a limpeza desses itens fora). Coloque-os ao sol ou em local arejado para secar bem antes de coloca-los novamente no interior do veículo. Se os tapetes forem de carpetes é interessante sempre limpá-los com um aspirador de pó incialmente, e após passar um pano úmido para dar um aspecto maior de limpeza. Evite usar água abundante na limpeza desses tapetes, pois sua secagem será muito mais demorada.

670px-Remove-Odors-from-Your-Car-Step-11Bullet2

6) Porta-malas: Lembre-se de dar uma atenção também ao porta-malas e porta-luvas do veículo. No caso do porta-luvas, somente um pano umedecido para tirar a poeira já é o suficiente, secando bem o local posteriormente. No caso do porta-malas, um aspirador de pó pode ser usado para retirar a sujeira mais grossa, e um pano umedecido com água e detergente neutro para limpar as partes plásticas e de carpete.

Comparativo_EcoSport_Tracker_Tucson_6

Algumas pessoas ainda gostam de colocar algum produto para perfumar o ambiente interno, isso vai do gosto de cada proprietário, e opções no mercado não faltam.

Fonte: Blog MeuUsadoNovo.com.br / terra.com.br/economia
COMPARTILHAR