Sucessor do Fiat Punto se chamará Argo

01 de Maio de 2017 às 08:00
destaque
COMPARTILHAR

Depois de tanto mistério, o sucessor do Fiat Punto no Brasil, derivado do projeto do Fiat Tipo europeu, teve seu nome revelado: ARGO. Até então, era chamado de Projeto X6H.

O novo Fiat Argo já roda camuflado pelo país, e pela primeira vez a montadora utiliza dos seus carros camuflados para promover o lançamento do mesmo. Segundo fontes, ele deverá aposentar de uma só vez o Fiat Palio e Punto, custando algo em torno de R$ 45 mil e R$ 70 mil. Quando chegar ao mercado, vai ter a missão de disputar mercado com modelos como Ford Fiesta, Honda Fit, Citroën C3 e, na sua versão mais completa, concorrer até com versões de entrada de modelos maiores, como Chevrolet Cruze, Volkswagen Golf e Ford Focus.

fiat-argo

Apesar de unidades de testes já rodarem há algum tempo pelo Brasil sob uma pesada camuflagem, sua parte mecânica não deve trazer tanto mistério como o nome. O Argo deve usar motores e transmissões já presentes em outros veículos da Fiat/Chrysler, como os propulsores 1.8 16v flex (disponíveis no Punto e na Toro, que rende até 139 cv) e o novo 1.3 Firefly flex (três cilindros de 109 cv, introduzido recentemente no Uno). A transmissão deverá ser manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades, como a utilizada na Toro.

Esse se tornou um dos lançamentos mais esperados da marca, visto que a gama de hatchs da Fiat não ganha nada de tão diferente tem muitos anos, com exceção do Mobi. Palio, Punto e Bravo são modelos com projetos já ultrapassados, o que torna essa uma grande aposta da Fiat.

O Argo deve ter também uma versão sedã, que ainda não se sabe se terá o mesmo nome do hatch, mas se sabe que deverá ter a carroceria produzida na Argentina. Esse sedã irá substituir o Grand Siena e Linea. Visualmente, o design e elementos devem ser totalmente inspirados no Fiat Tipo europeu, mas lógico, com porte pouco menor e sem tanta sofisticação como no modelo de lá. Apesar disso, a Fiat promete nas suas ações comercias que será um carro com muito conforto e tecnologia, sendo o mais completo hatch premium do mercado. Para tanto, teremos de aguardar e tirar as conclusões.

A previsão de lançamento oficial do modelo é para o final de maio.

img_3315

fiattipo03

fiattipo04

fiat-aegea-interior-and-dashboard-press-image

Fonte: g1.globo.com/autoesporte / WM1

Fotos: Fiat/divulgação / Quatro Rodas
COMPARTILHAR