Ônibus autônomo começa a funcionar na Alemanha

08 de Novembro de 2017 às 08:00
destaque
COMPARTILHAR

Os alemães da Baviera assistiram pela primeira vez a viagem de um ônibus sem motorista. A companhia ferroviária Deutsche Bahn introduziu um ônibus autônomo para levar passageiros ao longo de um percurso pré-programado em Bad Birnach. Segundo a companhia, em caso de emergência, o motorista humano poderia assumir o controle e evitar maiores problemas.

A rota programada para o ônibus autônomo leva oito minutos, indo das fontes termais da cidade até a área central e estação ferroviária. O veículo se desloca ao longo de uma rota pré-programada com velocidade inicial limitada a apenas 15 km/h, transitando numa rua com limite de velocidade de 30 km/h. Porém, esse micro-ônibus batizado como EZ10 pode chegar a uma velocidade de 40 km/h. Seu pequeno espaço interno acomoda seis passageiros sentados e seis de pé. Seu passeio inicialmente é gratuito.

Segundo a companhia ferroviária, os veículos autônomos devem começar a ser integrados ao sistema de transporte público na Alemanha nos próximos anos. “Acabamos de andar de forma totalmente autônoma em direção a uma nova era de transporte”, afirmou Richard Lutz, presidente da Deutsche Bahn.

O micro-ônibus foi desenvolvido pela startup francesa EasyMile, sendo equipado com sensores que podem detectar obstáculos e ativar os freios caso necessário.

O projeto prevê que a partir de 2018 esses novos ônibus serão testados também em cidades maiores alemãs, como Hamburgo, tentando tornar realidade o quantos antes o uso dessa tecnologia na Alemanha.

Cidades de outros países (Paris, Lyon, Las Vegas e Dubai) também já estão experimentando veículos autônomos.

i000-tp3vm

Fonte: g1.globo.com/autoesporte

Fotos: Divulgação
COMPARTILHAR