Saiba o que é o novo sistema BSW

10 de Novembro de 2017 às 08:00
destaque
COMPARTILHAR

Cada vez mais a sopa de letrinhas das montadoras aumenta, e a sigla da vez agora é a BSW.

O nome da sigla BSW é bem complicado de se pronunciar (Bremsscheibenwischer), mas ele na realidade serve para descomplicar a sua vida. A grande função desse sistema é secar os seus discos de freio em situações de chuva, o que altera sensivelmente a capacidade do conjunto e ocasiona perda na eficiência de frenagem.

O conjunto conta com um sistema de sensores (ou a ativação é simultânea ao acionamento do limpador de para-brisas). A central eletrônica do sistema é acionado pelos sensores ou pelo limpador, e assim envia uma mensagem à um computador central. O computador, por sua vez, faz com que o sistema de freios aproxime as pastilhas dos discos de freio, mas sem tocá-la. Só a proximidade milimétrica das pastilhas em relação ao disco já faz com que o acúmulo de água nos discos seja dissipado e ele permaneça sempre seco. Dessa forma, sempre que necessário frear, os discos estarão prontos para entregar a melhor performance possível. Como não há o contato das pastilhas com o disco, não há risco de desgaste excessivo das pastilhas do conjunto.

O sistema irá fazer sua estreia em carros nacionais agora no lançamento do Volkswagen Polo, atuando sempre em velocidades acima de 70 km/h. O Polo será laboratório de muitas tecnologias, sendo o BSW um grande avanço em segurança veicular dos carros compactos no país (já que geralmente esse sistema só está disponível em segmentos de veículos superiores).

Fonte: uol.com.br/caranddriverbrasil

Fotos: Divulgação
COMPARTILHAR