Produção de veículos sobe 5,3% em outubro frente a setembro

22 de Novembro de 2017 às 08:00
destaque
COMPARTILHAR

A produção brasileira de veículos em outubro teve um aumento de 5,3% em relação ao mês de setembro, assim como avançou cerca de 42,2% na comparação com o mês de outubro de 2016 (subiu para 249,9 mil unidades). Esses dados são fornecidos pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país no mês passado somaram 202.857 unidades, crescimentos de 1,8% na comparação mensal e de 27,6% na relação anual.

Já as exportações subiram 66,6% ante outubro do ano anterior, embalados pela forte demanda de países como a Argentina. Os mercados que são clientes do Brasil estão com bom desempenho, e provavelmente a meta de exportação deve ser atingida (745 mil unidades para 2017).

Apesar de haver uma melhora significativa no ambiente de negócios, especialmente no segundo semestre de 2017, a Anfavea demonstra certa preocupação com o cenário político e a continuidade da agenda de reformas, as quais ela vê como necessárias para o crescimento da economia. “Nós achamos que as reformas são fundamentais. A queda na inflação, da taxa de juros, o teto dos gastos, tudo isso é fundamental para que o país continue evoluindo. Agora, a gente vê com preocupação o encaminhamento da reforma da previdência”, disse Antonio Megale (presidente da Anfavea).

A Anfavea ainda não concluiu suas análises para fazer as projeções sobre produção de veículos em 2018, mas acredita em mais um ano de crescimento “da ordem de dois dígitos”. No acumulado do ano até o momento, a produção já registra crescimento de 28,5%.

Fonte: uol.com.br/economia

Fotos: Divulgação
COMPARTILHAR