Velocidade e consumo – Um pé mais leve pode economizar muito numa viagem

24 de Novembro de 2017 às 08:00
destaque
COMPARTILHAR

Velocidade maior até pode te fazer chegar mais rápido ao destino. Mas o que muita gente desconhece é que um pequeno aumento de velocidade pode aumentar muito o consumo do carro, e tornar sua viagem muito mais cara!

O deslocamento em longas viagens tem que ser feito sem pressa. Devemos colocar em primeiro lugar a segurança e em segundo lugar a redução do consumo de combustível. Por isso falaremos da velocidade ideal de cruzeiro.

Quando o veículo se desloca, existe uma força contrária gerada pelo vento, que é a resistência. Essa resistência cresce exponencialmente em relação ao aumento de velocidade.

Se você está a 80Km/h e aumenta a velocidade do veículo em 20% (passando para 96Km/h), a resistência do ar não aumenta só 20%. Ela quase que dobra! E se aumentar para 120 km/h, a resistência praticamente quadruplica! Claro que esses valores todos irão depender do projeto aerodinâmico do veículo.

A velocidade ideal de cruzeiro é aquela em seu veículo se torna mais econômico andando numa pista reta e sem tráfego. Geralmente na última marcha (ou overdrive), uma velocidade cruzeiro de 80Km/h é o ideal para muitos veículos. Não estamos falando de velocidade média, mas sim de velocidade cruzeiro. Esta é a velocidade constante que deverá manter no caso de encontrar pista livre e reta. Obviamente sua velocidade média será menor que isso, pois você pegará tráfego, precisará parar para abastecer, se alimentar, pedágios, etc.).

Manter uma velocidade ideal de cruzeiro pode gerar uma economia de 20% a 40% no consumo de combustível em relação a uma velocidade mais apressada. Um determinado veículo a 70km/h faz 14km/l, mas se andar a 120Km/l pode cair para 9Km/l.

Algumas vantagens da velocidade de cruzeiro: mais segurança e menor consumo, menor desgaste de componentes e pneus, menor temperatura do motor (itens fundamentais numa longa viagem), menos estresse durante a viagem (dirigir apressado é muito estressante, ir passeando e olhando a paisagem te fará relaxar).

Alguns motivos que farão seu consumo aumentar: direção agressiva, pneus desgastados ou incorretos para o tipo de piso que enfrentará (pneus off-road no asfalto, por exemplo), bagageiros de teto, ar condicionado ligado a todo o tempo.

Portanto, controle o pé e tenha paciência, que os gastos menores da viagem com certeza compensarão!

Fonte: Quatro Rodas / Blog Viagens à América do Sul

Fotos: Divulgação
COMPARTILHAR