Confira alguns modelos de motos “conectadas” com o usuário

11 de Dezembro de 2017 às 08:00
destaque
COMPARTILHAR

Moto e celular combinam? As novas tendências de conectividade que cercam a vida de todos estão dizendo que sim, e no último Salão Duas Rodas isso ficou ainda mais nítido! Os fabricantes estão cada vez mais investindo em conectividade entre motociclista e moto.

Um dos exemplos é a Honda, com sua trail XRE 190. A moto aposta em um QR Code camuflado no grafismo de sua carenagem, o qual leva para um site exclusivo do modelo da moto, com informações técnicas e manuais dela, entre outros conteúdos. Dicas de passeio e de manutenções também farão parte do site, que será atualizado constantemente pela fabricante.

Já a naked KTM Duke 390 foi ainda mais longe, incorporando um painel de TFT (que mais parece um tablet) ao painel da sua moto. Esse painel possui display auto adaptativo à luz ambiente, além de oferecer a possibilidade de espelhamento da tela do smartphone e aceitar comandos por voz. Basta instalar um aplicativo chamado “KTM my Ride” para poder ter informações no painel sobre ligações perdidas, comandos do sistema de áudio e acessar funções do celular sem tirar a mão do guidão.

Voltando à Honda, com sua nova Gold Wing Tour, estradeira de luxo e mais luxuosa máquina de duas rodas da marca, a conectividade está ainda maior. Ela é a única moto no mundo com sistema Car Play (sistema da Apple que espelha o iPhone na tela de sete polegadas da moto). Várias funções do smartphones ficam acessíveis, assim como há a possibilidade de escutar as músicas de seu celular no potente sistema de som da moto e comandá-las tudo através do painel touch.

Já nos modelos de entrada da Honda, a Biz destaca uma nova tomada 12v instalada no compartimento de bagagem, para garantir que seu usuário não fique sem ter como carregar o celular. Apesar de ser muito mais prática a ideia de instalar diretamente uma porta USB nesse lugar, a marca garante que a tomada 12v se torna mais prática por permitir que GPS e outros equipamentos também possam ser carregados por ali.

A Yamaha também apresentou uma novidade em sua YZ 450F. No modelo de motocross, é possível fazer ajustes de motor através do aplicativo “Yamaha Power Tuner”, instalado no celular! Ajustes de alimentação e ignição podem ser feitos de acordo com a tocada e tipo de pista, tudo por conexão wireless, e ainda com a possibilidade de compartilhar os ajustes com amigos, companheiros ou com a equipe.

Isso é só o início, pois os próximos anos prometem muito mais novidades nesse segmento!

Fonte: uol.com.br/carros

Fotos: Divulgação
COMPARTILHAR