Tecnologia a favor das concessionárias

24 de Abril de 2018 às 17:30
destaque
COMPARTILHAR

Quando falamos em tecnologia, o sentido da expressão é muito amplo. Uma das áreas ligadas à tecnologia que hoje é de suma importância é a chamada Tecnologia da Informação.

Com o boom do aumento do poder de compra da população, o segmento varejista (nos mais diversos setores da economia) tem procurado usar e abusar de ferramentas tecnológicas para se manter competitivo e sempre um passo à frente do desejo dos seus consumidores.

Antes restrito às grandes empresas, o uso da Tecnologia da Informação hoje também é parte do cotidiano das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. Essa informatização dos processos só foi possível pela mudança cultural e estrutural dos pequenos empresários, os quais passaram a encarar esse uso como um investimento e não mais como um simples custo adicional. A cada ano os investimentos nessa área crescem mais, sendo que somente em 2017 foi registrado um aumento de 4,5% nos investimentos em TI nas MPEs brasileiras.

Não é de hoje que o setor de concessionárias de veículos é considerado um dos mais promissores do Brasil. De acordo com recente pesquisa da Fenabrave, a venda de veículos aumentou cerca de 12% no primeiro semestre de 2018 em referência à 2017. Sendo assim, as concessionárias de veículos passaram a ser um dos grandes termômetros do consumo e poder de compra da população brasileira, dessa forma tendo de buscar cada vez mais alternativas no mundo da tecnologia para unir agilidade, rapidez nas negociações e aumento de satisfação de seus clientes (garantindo assim também uma fidelidade dos mesmos).

A necessidade de difundir sua marca no mercado, principalmente por conta do grande aumento na concorrência com as novas bandeiras do mercado (como as chinesas e coreanas), faz também com que as concessionárias de veículos expandam seus serviços com a abertura de novas lojas em pontos estratégicos das cidades. Mas somente isso não é mais o suficiente.

A Internet já é uma das soluções tecnológicas mais utilizadas no ambiente corporativo, se popularizando por colocar à disposição dos empreendedores diversos recursos gratuitos como aplicativos, redes sociais, etc. Somadas, estas ferramentas são poderosos recursos de divulgação de produtos e serviços, e até para realização de negócios. Por meio da rede mundial de computadores, teoricamente, pode-se atingir cerca de 1,4 bilhão de usuários no mundo. E se considerarmos apenas o Brasil, este universo supera facilmente os 100 milhões de pessoas. Portanto, hoje é mais do que comum vermos anúncios comerciais e negociações acontecendo em Facebook, Instagram, entre outros meios de grande acesso.

Com um abrupto crescimento nos volumes de negociações, aumentou-se também o giro comercial de veículos e um, consequente, aumento no volume de documentos. Assim como a Internet, diversas outras soluções tecnológicas são utilizadas por empresas como plataformas de negócios eficazes. No mercado de concessionárias, por exemplo, podemos destacar a digitalização desses documentos necessários para a entrada e saída de veículos nas lojas, assim como as ferramentas de avaliação com maiores controles desses veículos, gestão de estoque e cálculo de lucratividade.

E esses benefícios do uso da tecnologia não param por aí. Além de diversos programas de gestão empresarial (como o ERP), há ainda as plataformas com foco na venda online de veículos, seja no mercado de varejo ou atacado. Todas essas soluções facilitam a rotina deste setor e ainda contribuem muito para a satisfação do consumidor. Somando-se todas as novidades tecnológicas que não param de surgir, é possível que uma concessionária aumente a sua produtividade, diminuindo também o desperdício, otimizando seus fluxos de informações e promovendo um melhor relacionamento com os clientes. Quer algo melhor que tudo isso junto?

Conheça mais sobre ferramentas de avaliação, gestão de estoque e vendas no mercado atacado visitando o site www.passecarros.com.br.

COMPARTILHAR