Como usar redes sociais para divulgar sua concessionária

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Como todos já sabemos, as redes sociais se tornaram parte integrante da vida de muita gente, e quase todo mundo tem o costume de ficar de olho nos últimos posts do Facebook, tirar fotos no Instagram, seguir perfis no Twitter e acompanhar os vídeos instantâneos no Snapchat, entre outras redes sociais existentes na atualidade.

Apesar dessa mudança de comportamento tirar um pouco o contato interpessoal direto, ela é bastante vantajosa para as empresas que desejam encontrar um novo canal para se comunicar com o seu público-alvo, principalmente quando falamos de negócios B2C.

Cada plataforma em si possui características diferentes e irão requer um tratamento adequado ao seu propósito, fazendo assim com que você consiga aproveitar seus benefícios para trazer mais visibilidade para sua empresa. Ao dominar isso, conseguirá ficar muito mais próximo do seu público-alvo e aumentar o alcance das comunicações do seu negócio.

Facebook

A rede social mais popular do Facebook praticamente exige que qualquer empresa tenha sua página própria lá. Hoje em dia isso é praticamente de tanta importância quanto ter um site na internet. As pessoas já se acostumaram a navegar quase que exclusivamente nessa rede social, então elas precisam ser capazes de encontrar a sua empresa por lá. Mas cuidado: sua presença no Facebook também precisa contar com conteúdo de qualidade, algo que instigue o público a interagir com ele.

Dentro do propósito do seu negócio, sempre intercale o material comercial com postagens mais humanizadas (matérias e notícias relevantes, assuntos que agreguem valor ao seu leitor/consumidor) e postagens comerciais (seus produtos e serviços), utilizando a regra 80/20 (80% das postagens humanizadas e 20% comercial). Procure sempre levar em consideração os tipos de posts que costumam fazer sucesso entre seu público e traga esses conceitos sempre para o seu planejamento. Lembre-se de se manter fiel à identidade do seu negócio e adotar um discurso adequado. Outro ponto importante: esqueça o uso de textos muitos extensos, a maioria dos usuários não se prende a ler esses textos.

Instagram

O Instagram é uma plataforma voltada para compartilhamento de fotos e demais conteúdos visualmente diferenciados. Portanto, a sua empresa precisa se adequar à essa rede social.

Explore imagens com mais cores, ângulos e enquadramentos inovadores, mas sempre mantendo identificação com sua audiência! Textos pequenos (resumidos à uma frase) e uso de hashtags # são combinados com as imagens.

Vídeos também são uma grande deixa para o Instagram, assim como o recurso do “history” (atualização em tempo real, que ficará visível para seus seguidores por 24h).

A mesma regra do Facebook se aplica aqui, 80/20. Promoções de veículos, apresentação de lançamentos, ou até mesmo divulgação dos serviços oferecidos, podem ser postados na parte comercial de suas publicações.

Twitter

O Twitter é uma rede social mais diferenciada, focada no momento, no agora. Sempre que o usuário entra nessa plataforma, tem acesso a tudo o que está acontecendo naquela hora, o que pode ser uma discussão referente a alguma polêmica atual ou até fatos noticiosos.

A rede social pode ser explorada por sua empresa, mas demanda que a pessoa responsável esteja antenada às novidades 100% do tempo para não perder a meada de uma notícia importante, e principalmente, que seja ligada ao mundo automotivo. Cada tweet postado também pode incluir imagens, o que torna o Twitter bastante versátil.

Snapchat

Considerado uma das novidades mais recentes do meio das redes sociais, o Snapchat também oferece diversas possibilidades para as empresas se destacarem.

Da mesma forma que o Twitter, o grande valor dessa plataforma está no momento, para coberturas em tempo real. Isso se deve ao fato dos posts do Snapchat durarem apenas 24 horas (daí que surgiu a ideia do history do Instagram), tendo todos uma característica efêmera. Por ser utilizado principalmente pelos jovens, o Snapchat é uma ótima opção para concessionárias que conversam geralmente com esse público. Por conta disso, é importante considerar o uso dos recursos populares dessa rede social, como emojis, desenhos na tela e filtros.

Importante

Lembre-se que divulgar sua concessionária ou loja em redes sociais demanda tempo, portanto uma pessoa para trabalhar especificamente com essa área de publicidade e marketing pode ser necessária.

Planejamento também é uma palavra de grande valia, faça todas as ações planejando e tendo métricas dos resultados alcançados, para saber quais mudanças fazer e onde está se tendo assertividade das ações.

Algumas redes sociais, como Facebook e Instagram, possuem opção para impulsionamento de publicação, o que muitas vezes permite focar seus anúncios ou publicações para um público específico e ter um baixo investimento.

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