Pós venda – muito mais do que simples atenção ao cliente

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Quando o assunto é pós vendas, todo mundo pensa no óbvio: fidelizar o cliente. E mesmo já sabendo o óbvio, nem todos concessionários e lojistas têm essa boa prática nos dias atuais.

Claro, o pós vendas é de suma importância após a venda de um veículo, pois garantir a satisfação do cliente ou entender algum possível problema que ele tenha tido na compra do automóvel, ajudando-o a resolver, trará grandes chances de tornar o cliente fiel ao seu negócio, voltando a procura-lo quando desejar trocar o automóvel, ou até mesmo lhe indicando para amigos ou familiares.

Toda negociação justa torna um cliente feliz, mas um serviço de pós venda bem realizado pode tornar o cliente sua maior vitrine. A lucratividade do seu negócio se torna muito maior quando se tem colaboradores especializados em realizar esse serviço de pós venda.

Mas sabia que a sua lucratividade pode ser ainda maior utilizando-se desse pós venda?

Além de fidelizar o cliente, o pós venda pode ser uma ótima janela para que você oferte e converta vendas de produtos e serviços para esses clientes satisfeitos. Todo cliente que compra um veículo irá necessitar realizar as suas manutenções preventivas, ou pode desejar instalar acessórios no seu veículo, ou diversas outras opções relacionadas a isso.

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Para isso, utilize das diversas ferramentas disponíveis para o contato com o cliente e oferta de serviços. Além do telefone, várias outras opções podem manter ativo o seu contato com o cliente.

Criar listas de E-mail Marketing específica para os clientes que compraram algum veículo na sua concessionária ou loja, é um ponto bem importante. Procure fazer campanhas de venda de serviços ou produtos especificamente para esses clientes, ofertando um desconto especial ou algum brinde para fazê-los retornar.

O uso de redes sociais para esse contato também é bem importante. Não esqueça de manter seus clientes sempre bem informados sobre o que seu negócio pode oferecer de serviços à eles.

Vai realizar algum evento de lançamento de um novo veículo da bandeira de sua concessionária? Ou vai abrir uma nova unidade? Ou até mesmo inaugurar a nova oficina da sua concessionária? Reinaugurar sua loja após uma reforma? Não esqueça de convidar seus clientes para participarem desse momento. Ao receberem convite para participar desses eventos, eles se sentem importantes e valorizados, e com certeza eles lembrarão de seu negócio na hora de escolher por um novo veículo ou realizar um serviço.

Faça também as métricas de conversão desse pós venda. Realize pesquisas de satisfação periodicamente, e traga em números a redução de cancelamento de compras, o aumento no ticket médio da venda de serviços, acessórios e peças originais, e até mesmo quantifique as indicações realizadas pelo seu cliente para os amigos e familiares dele.

Procure inovar no atendimento e valorizar cada cliente seu, utilize de todas as formas possíveis de marketing de relacionamento no seu pós vendas, e assim terá uma fidelização cada vez maior dos clientes com um aumento no seu faturamento a cada dia.

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