Luz do painel do carro acesa? Saiba o que pode ser

luzes_do_painel_do_carro

Entenda o que quer dizer as principais luzes do painel e veja o que fazer em cada caso

Os automóveis atuais contam cada vez mais com mais tecnologia embarcada. Além de aumentar a segurança, eficiência e durabilidade do veículo, essas tecnologias também têm sido usadas pelas montadoras para facilitar o dia a dia do motorista em relação ao que se passa com seu carro. Uma das formas mais comuns de se fazer isso é através das luzes do painel, que indicam possíveis problemas de forma bem acessível para o condutor.

Tipos de luzes no painel

Cada carro tem um painel diferente, sendo que suas luzes variam para melhor informar o condutor de acordo as especificidades do veículo. Carros com sensor de pastilha de freio, por exemplo, contam com essa luz no painel para indicar ao motorista a hora certa de trocar essas peças.

Como existem mais de cinquenta luzes do painel, neste artigo vamos focar nas luzes mais importantes, que podem representar um problema maior para o veículo e seus passageiros.

Lembrando que as luzes do seu painel podem variar em termos de design e cor. Na dúvida, consulte o manual do proprietário do seu veículo.

LUZES DE ALERTA DE SEGURANÇA

Como o próprio nome diz, essas luzes indicam que existe problema em algum sistema ou componente do carro que pode afetar a segurança do veículo.

Como uma forma de chamar atenção essas luzes normalmente são da cor vermelha e quando acendem exigem atenção imediata do motorista.

A seguir estão listadas as principais luzes de urgência da maioria dos carros, além do significado de cada uma delas e a indicação do que se fazer quando elas ficam acesas no painel:

a) Luz de pressão do óleo

Luz de pressão do óleo

 Essa luz indica que a pressão do óleo do motor está baixa, o que também significa que o motor não está na situação ideal de funcionamento.

A primeira coisa a ser feita é checar o nível de óleo do motor e procurar pelo adesivo, ou outro lembrete, sobre a última data e/ou quilometragem em que a troca do óleo do motor foi realizada.

Caso o nível esteja baixo ou já tenha mais de 10 mil quilômetros ou 1 ano que o óleo do motor foi trocado, faça a troca do lubrificante imediatamente e veja se a luz do painel se apaga. Se a luz permanecer acesa, significa que há algum problema mais sério, provavelmente no sistema de lubrificação do motor. Procure uma oficina mecânica próxima para fazer o diagnóstico e resolver o problema, pois rodar com o carro nessas condições pode danificar muito seu motor, inclusive fundi-lo.

b) Luz de temperatura do motor

Luz de temperatura do motor

Essa luz indica que o motor está superaquecido e pode vir a apresentar problemas mais graves em breve. Como qualquer engrenagem, o motor do carro esquenta quando está em funcionamento, tanto por causa da explosão que ocorre dentro das câmaras de combustão quanto por causa do atrito entre suas peças.

Contudo, o motor tem uma temperatura ideal de trabalho, que é controlada pelo sistema de arrefecimento. Essa temperatura na verdade não é medida no motor, mas por um sensor que verifica constantemente a temperatura do líquido do radiador.

Como esse líquido fica fluindo entre o motor (onde absorve calor) e o radiador (onde é resfriado), quando ele está acima da temperatura indicada significa que o sistema de arrefecimento não está funcionando bem e o motor está mais quente do que deveria.

São várias os problemas que podem ocasionar o superaquecimento do motor. A causa mais comum, contudo, é o baixo nível do líquido do radiador. Ao abrir o capô geralmente é bem fácil verificar o nível desse fluido.

Caso o nível do fluido de arrefecimento esteja baixo, desligue o carro, encha o reservatório e aguarde até o motor resfriar. Dê partida e veja se o problema foi resolvido. Caso o procedimento não funcione ou o nível do fluido já estiver normal, o recomendado é procurar uma oficina, pois existem vários outros problemas que podem fazer com que essa luz acenda no painel, como válvula termostática danificada, ventoinha quebrada, entre outros.

c) Luz do airbag

Luz do airbag

Essa luz indica que há problema em algum airbag do carro. Como a partir de 2014 entrou em vigor a lei que obriga 100% os carros produzidos no Brasil a saírem de fábrica equipados com airbag, essa luz passou a ser ainda mais importante.

A dica no caso da luz de airbag acender é procurar por uma concessionária ou uma oficina especializada em airbag. Contudo, procure saber se o problema é recorrente para o modelo do seu carro e se a montadora já fez algum recall referente ao mesmo. Nesses casos, independente da quilometragem do carro a montadora é responsável por fazer o reparo.

d) Luz do sistema de freio

Luz do sistema de freio

Essa luz indica que há algum problema no sistema de freio. Como esse item é essencial para a segurança do veículo, o correto é parar o carro em local seguro e resolver o problema antes de seguir viagem.

A primeira providência é checar se o freio de mão está totalmente solto. Acredite se quiser, mas muitas vezes essa luz acende porque o motorista se esqueceu de soltar o freio de mão ou não liberou completamente a alavanca. Se esse não for o problema, abra o capô do carro e verifique o nível do fluido de freio. Se ele estiver baixo provavelmente esse deve ser o problema.

Contudo, se o freio de mão estiver solto e o fluido de freio estiver no nível correto, procure uma oficina para averiguar todo o sistema de freio. O problema pode ser em diversas peças, como atuadores, cilindros, pistões, etc. Somente um diagnóstico especializado poderá identificar a causa e fazer o reparo.

e) Luz de alerta da bateria

Luz de alerta da bateria

Essa luz fica acesa quando a voltagem da bateria está abaixo do ideal. Isso geralmente indica que a bateria ainda tem carga, mas não está sendo recarregada corretamente.

O ideal é procurar uma oficina especializada em auto elétrica para fazer uma revisão do sistema elétrico e resolver o problema antes que a bateria acabe e você fique na mão. Em muitos casos o problema pode ser o alternador danificado ou fusíveis e relés queimados. 

LUZES DE ADVERTÊNCIA

As luzes de advertência indicam falhas em algum sistema que precisa ser verificada o quanto antes, mas que, a priori, não colocam o veículo e seus passageiros em risco eminente.

Essas luzes normalmente são da cor amarela para indicar que são importantes e precisam de atenção. Confira as principais luzes de advertência do painel dos carros.

a) Luz do ABS

Luz do ABS

Indica que há algum erro no sistema eletrônico do freio ABS.

O freio ABS (Anti-Lock Brake System, em português:sistema de freio anti-bloqueio) impede que as rodas fiquem travadas quando o motorista aciona o pedal de freio, por mais que ele o faça de forma constante, diminuindo as chances de o veículo derrapar e perder o controle durante as frenagens.

Mesmo que essa seja uma luz de advertência, um problema no ABS pode piorar muito a dirigibilidade do carro e, logo, a segurança do veículo. Portanto, é indicado procurar ajuda de uma oficina especializada em freios o quanto antes.

b) Luz da injeção eletrônica

Luz da injeção eletrônica

Essa luz indica que o módulo central da injeção eletrônica identificou problema em algum componente do sistema, que fica registrado como um código de erro na memória do computador do carro.

A injeção eletrônica é o sistema que controla a quantidade de combustível e ar que são injetados no motor para a combustão. Esse sistema é complexo e se utiliza de vários, sensores, atuadores e outros componentes eletrônicos que medem a condição de trabalho de uso do veículo e adequam o funcionamento do motor constantemente para otimizar a eficiência do carro.

Por conta dessa complexidade, existem inúmeras causas para que a luz da injeção fique acesa no painel do carro. As causas mais comuns são problemas no sensor de oxigênio (sonda lambda), no sensor de massa de ar (MAF), no catalisador e nas velas de ignição.

Contudo, quando essa luz acender procure rapidamente uma oficina especializada para fazer a revisão da injeção eletrônica, na qual o mecânico utilizará um scanner automotivo para rastrear onde o computador do carro identificou o problema e fazer todos os testes necessários para chegar ao diagnóstico correto a fim de corrigir o defeito.

Não ignore os sinais que seu carro te dá

Infelizmente, muitas pessoas não levam as luzes do painel a sério ou evitam ter que resolver o problema. Não faça isso. Além de ser mais seguro para você e para os seus passageiros, resolver o problema de forma rápida vai te ajudar a economizar no conserto do carro.

Um veículo é formado por diversos sistemas interligados, que dependem um do outro para funcionar corretamente. Dessa forma, quando uma peça falha, é uma questão de tempo para que ela prejudique outros componentes do carro. Com isso, postergar um reparo ou troca de uma peça só vai gerar ainda mais despesas.

Portanto, fique atento aos sinais do seu carro e resolva os problemas assim que eles aparecerem. Além das luzes no painel, a mesma dica também vale para possíveis barulhos, trepidações, vazamentos e outros sintomas que nota quando seu carro está com problemas.

Texto gentilmente criado por Sua Oficina Online.

COMPARTILHAR

Comments

comments