Pneus Run Flat do Ford Ecosport são mesmo seguros?

05 de Abril de 2019 às 11:59
ford-ecosport-sem-estepe
COMPARTILHAR

O Procon de São Paulo notificou a Ford nos últimos dias a prestar esclarecimento sobre um assunto que já passa pela cabeça de muitos consumidores há algum tempo que é se de fato os  pneus run flat da versão topo de linha do EcoSport são seguros? E se mesmo depois de furados podem rodar sem colocar os motoristas e passageiros em risco?

O objetivo do órgão é entender se a tecnologia dos pneus run flat, que podem rodar por alguns quilômetros mesmo furados, garante que o motorista consiga dirigir por uma distância suficiente para chegar a um ponto onde consiga comprar novos pneus. “Essa é uma nova tecnologia e queremos saber quais são os riscos que ela pode trazer”, explica.

A montadora terá que informar “quais itens de segurança foram incluídos para que fosse autorizada a comercialização do veículo; o que compõe o Kit de Reparo e quais as instruções para seu uso; se após o reparo é possível recuperar o pneu danificado ou é preciso substituição permanente; e, em caso de substituição, qual a extensão da rede de comercialização de pneus com tecnologia Run Flat; quais informações e recomendações são disponibilizadas ao consumidor no momento da compra do modelo; apresentar cópias do manual do veículo e dos documentos em que constam as informações e recomendações dadas ao consumidor no ato da compra das versões comercializadas sem o estepe”.

Ford Motor Company Brasil confirmou que foi notificada, mas não detalhou o conteúdo da sua resposta ao Procon. “Recebemos a notificação e já respondemos as informações solicitadas pelo Procon-SP. Informamos que o produto foi devidamente homologado pelas autoridades competentes e está de acordo com a legislação vigente”, disse a empresa.

COMPARTILHAR