/ /

Renault lança sistema de carsharing para funcionários no Brasil

22 de Abril de 2019 às 10:22
20190417_mmm_lab_2143-e1555620309521
COMPARTILHAR

A Renault lançou nesta quinta-feira, 18, em São Paulo, o Renault Lab, uma parceria com o Cubo Itaú, com objetivo de conectar em um só lugar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para inovar, buscar novos modelos de negócio, novas formas de trabalhar e desafiar o status quo, visando um mundo melhor. Além disso, a Renault lança também um carsharing com o 100% elétrico Zoe.

O Renault Lab passa a fazer parte do ambiente de inovação da marca que já conta com o Creative Lab, na fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, e com o America Digital Hub, em São Paulo.

“Uma marca que tem como característica a inovação não pode parar. Com o Renault Lab queremos marcar presença neste ecossistema para oferecer nossas soluções, desenvolver projetos inovadores de mobilidade sustentável e também para a fábrica 4.0”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Já a iniciativa de carsharing, solução de mobilidade compartilhada e 100% elétrica, ficará disponível para os mais de mil residentes do Cubo Itaú e para os mais de 300 colaboradores da Renault que ficam no escritório da Vila Olímpia, em São Paulo. O sistema é acessado via plataforma Joycar, startup presente no Cubo Itaú contratada para essa iniciativa, e o carregador utilizado para abastecer o veículo é em parceria com a Efacec. O preço de lançamento é de R$ 6 por 15 minutos, e disporá de um motorista para essa etapa inicial.

Mobilidade compartilhada

1200x630wa

A Renault lançou também no começo do mês um novo projeto de mobilidade compartilhada para seus colaboradores. Por meio do aplicativo Renault Mobility, desenvolvido pelo grupo da America Digital Hub, foi disponibiliza os veículos de frota para uso compartilhado. Com a novidade, o colaborador pode reservar um dos 10 veículos, 24h por dia em qualquer dia da semana e retirá-lo na própria fábrica da Renault, em São José dos Pinhais.

“Desenvolvemos um squad dedicado, que utilizou a metodologia ágil em todo o processo de desenvolvimento implementação do projeto. Agora nosso colaborador pode usufruir da mobilidade compartilhada em seu dia a dia, seja para os dias de semana ou para os finais de semana”, afirma o presidente da Renault do Brasil.

Para verificar a aceitação do projeto e encontrar possíveis melhorias foi realizado um POC, uma prova de conceito, com cinquenta colaboradores. Com o sucesso dos testes, a marca optou por expandir o carsharing para todos os colaboradores. O número de veículos também deverá aumentar em breve.

Para realizar a reserva basta entrar no aplicativo, escolher o veículo desejado, selecionar a data de utilização e confirmar. No primeiro acesso ao aplicativo é necessário realizar um cadastro para confirmar as informações do usuário. A chave fica no interior do veículo e o usuário consegue destravar a porta direto pelo aplicativo.

A iniciativa está alinhada com diversos projetos de mobilidade compartilhada na Europa e no Brasil, desenvolvidas pela empresa. No Brasil, estabeleceu uma parceria com a construtora MRV, que utiliza dois veículos 100% elétricos da Renault para uso compartilhado por moradores de um condomínio de Belo Horizonte. O projeto também utiliza o aplicativo Renault Mobility para gerenciar os empréstimos.

COMPARTILHAR